Mídia Rondônia – Começa nesta quinta-feira, 22 de maio, em Vilhena, a 1ª Semana das Mães Atípicas, evento inédito voltado ao reconhecimento, valorização e acolhimento das mães de crianças com deficiência ou necessidades especiais. A abertura oficial ocorre a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, com uma programação cultural emocionante que inclui apresentação do violinista Tércio, da Orquestra Sinfônica de Vilhena, e do coral da APAE.
A iniciativa é da vereadora Amanda Areval, idealizadora da lei municipal inspirada em projeto do deputado estadual Cirone Deiró. A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades como a primeira-dama e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, o deputado Cirone Deiró, o prefeito Delegado Flori, além de secretários municipais, profissionais da saúde, educação e representantes de entidades parceiras.
Um dos destaques da noite será a mesa redonda com o tema: “Mães: Desafios, conquistas e caminhos a percorrer na jornada atípica”, com a participação do psiquiatra Dr. Adriano Stranieri, da terapeuta ocupacional Juliana Miziara, da coordenadora do Criança Feliz e fundadora da AMAVI, Karina Andrade, e da jornalista e mãe atípica, Leiliane Francisco. Durante o evento será lançado o Guia das Mães Atípicas de Vilhena, com informações práticas sobre direitos, saúde, autocuidado e empreendedorismo.
Programação continua na sexta-feira e sábado
Na sexta-feira, 23, as atividades se concentram no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Vilhena, com atendimentos médicos e multiprofissionais das 7h às 11h e das 13h às 17h. Estarão disponíveis médicos, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, vacinadoras e outros profissionais.
O Núcleo de Atendimento Multiprofissional (NAM) atuará com psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos. Também haverá serviços sociais como orientações sobre emissão da Carteira do Autista, Bolsa Família, BPC, CRAS e outros programas.
A Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB Vilhena prestará orientação jurídica gratuita com uma banca de nove advogados voluntários. A Favoo também estará presente com o professor doutor Rodrigo Correia. Além disso, a barbearia Willian Reis oferecerá cortes de cabelo gratuitos para os filhos das mães atípicas.
O encerramento ocorre no sábado, 24, das 7h às 11h, também na UNIR, com um Super Coffee Break patrocinado pelo Sicredi. A manhã contará com serviços de beleza gratuitos, como maquiagem, cabeleireiro, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, limpeza de buço e ensaios fotográficos profissionais.
Enquanto as mães se cuidam, as crianças poderão participar de brincadeiras e atividades musicais monitoradas. O evento será finalizado com um grande bingo com prêmios como camas box de casal (Indústria Gazin), kits do Boticário, sessões de estética, joias, chocolates, plantas, serviços de beleza e ensaios fotográficos.
As inscrições para os atendimentos de sexta e sábado ainda estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Fz8PyYTGv56tWWwc8.
A 1ª Semana das Mães Atípicas é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com organização da vereadora Amanda Areval e apoio das secretarias de Educação, Comunicação, Assistência Social, Fundação Cultural, OAB Vilhena, Assurv, Apae, Amavi, Uninassau, Favoo, Sicredi, UNIR, Prefeitura e Câmara de Vilhena.